domingo, 25 de julho de 2010

Ecologia Cultural




Falamos muito em TI Verde, mas sequer temos consciencia do que é ecologia. Abaixo segue um artigo que acredito vai interessar a todos.



Ecologia e Missão:


Para defender a natureza, a ecologia cultural pede mais que o cuidado com o ambiente e a justiça social. A queda do socialismo evidenciou a suspeita de que a simples transformação de estruturas sociais não implica necessariamente mudança profunda das pessoas e da cultura. Ao cair um regime que se declarou, durante mais de 70 anos, imbuído de espírito social, vimos os comunistas sair correndo aos shoppings em busca de bens de consumo individuais, tal como nos piores países capitalistas. Onde estava o homem novo, sonhado pelo socialismo? Não foi engendrado. Faltou a conversão profunda do coração humano e da cultura circundante.
Torna-se passo difícil para a ecologia chegar fundo até a mente das pessoas pela via da cultura. A ideologia secular, ao desconhecer as molas escondidas do coração humano, tocado pelo pecado (Um não profundo e ontológico a Deus e a sí mesmo), julga-o simplesmente condicionado pelas estruturas sociais. Ao mudá-las pensa-se que automaticamente se transforma o interior do ser humano. Leda ilusão. Há mais no ser humano. A teologia conhece o pecado original (O primeiro não ontológico do Homem à Deus, quando provou da árvore do conhecimento do bem e do mal, instigado pela vaidade). Embora o termo soe arcaico e seja mal-entendido, essa verdade desvenda a vontade de dominação, de violência, de conquista individual do ser humano. Existem dentro dele mecanismos de autocentração que o fazem esquecer o bem dos outros, da geração futura, da humanidade.
Ele ordena tudo para si mesmo. Não conhece a lei da solidariedade humana e muito menos cósmica. A ecologia cultural pretende conduzi-lo a pensar-se como um habitante do grande mundo. Mais: como aquele que chega à festa da vida na última hora e necessita respeitar os parceiros de tanta alegria e não lhes aguar a felicidade de existir.
J.B. Libanio, sj


Melhor instruídos sobre ecologia, vemos que a ecologia está intimamente ligada a responsabilidade e comprometimento social. Cada atitude, cada gesto, cada pensamento necessita ser pensado de forma global, onde o foco é e sempre será o ser humano e sua plena felicidade e realização.
A TI Verde é na verdade, termos a consciência de que o novo sangue da sociedade do conhecimento: A informação. Possa fluir de forma segura, íntegra e veloz, ao menor custo (social, ecológico e financeiro), possível para a humanidade.
Jamais esquecer: A tecnologia da informação é constituida de 3 grandes áreas, Hardware, Software e Peopleware (Humanware). A terceira é a razão de existir de todas.

Bercelli 25/07/2010

sábado, 24 de julho de 2010

Aprender a Aprender...


O eterno ciclo do aprender nos dias de hoje recebe um foco todo especial e as luzes se voltam para o profissional Metacompetente. O milênio de intensas e profundas mudanças revela um mercado de trabalho que exige muita inovação e altos índices de criatividade. Os postos de trabalho que estão surgindo possuem funções em processos que ha bem pouco tempo não existiam e os novos postos de trabalho que o mercado oferecerá, exigirão profissionais preparados para resolver problemas que ainda não conhecemos. Uau! O que fazer então?

Apegar-se às qualidades humanas, a ética e a moral, valores eternos que podem mudar a forma de apresentação, moldando-se aqui e ali no panorama global, mas na essência permanecem os mesmos. Apegar-se ao eterno ciclo da evolução universal. O Aprender a Aprender.

Ciclo que pode ser visto nos gráficos aqui apresentados com a intenção de iniciar uma profunda reflexão sobre o nosso ser, porem a grande lição vem de longa data, da compilação das experiências já vivenciadas pela humanidade.








Do livro do Eclesiastico 6, 32-33

Se você quiser, meu filho, ficará instruído e se você se empenhar, se tornará hábil. Se você gosta de escutar, aprenderá; e se der ouvido, se tornará sábio.

Bercelli (24/07/2010)